segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Secretário recebe deputados da CPI dos Leitos do SUS

O secretário da Saúde, Michele Caputo Neto, recebeu nesta segunda-feira (26) o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Leitos do SUS, Leonardo Paranhos, e o relator Marcelo Rangel. Os dois deputados estaduais trouxeram ao secretário uma visão preliminar do relatório que está sendo finalizado pela comissão e que contém mais de 10 mil páginas, segundo Paranhos.

Caputo Neto agradeceu a visita e disse que os pontos levantados pela comissão seguem o diagnóstico já elaborado pela equipe gerencial da Secretaria da Saúde, que percorreu todo o Paraná para mapear os vazios assistenciais do Estado e preparar os programas que já estão sendo implantados para corrigir os problemas encontrados.

“Com o programa de qualificação dos hospitais públicos e filantrópicos do Paraná – OSPSUS, lançado em julho pelo governador Beto Richa, e o APSUS, de apoio à atenção primária à saúde, estamos atuando de forma a levar a assistência o mais perto das pessoas”, disse o secretário. “O apoio deste trabalho dos deputados vem reforçar as ações que estamos implantando para estruturação do SUS no Paraná”, completou.

A comissão visitou 29 hospitais paranaenses com o objetivo de mapear a oferta de leitos SUS nas 22 regiões de saúde do Estado. Um dos pontos destacados pelos deputados foi a necessidade de uma Central de Leitos informatizada. Caputo Neto informou que a Saúde já definiu com a Celepar, Companhia de Informática do Estado, a compra de um equipamento para regulação de todo o sistema estadual.

“Hoje, nossa central de leitos é um instrumento atrasado, que não regula o sistema, mas pede leitos quando necessário, por telefone, isso é inadmissível” disse. A nova central de leitos já está em processo licitatório, afirmou o secretário, e será instalada por etapas em todo o Paraná.

A entrega oficial do relatório da CPI dos Leitos SUS será feita à Secretaria da Saúde na abertura oficial da 10ª Conferência Estadual de Saúde, no dia 17 de outubro, quando o ministro Alexandre Padilha visita o Paraná. A conferência será realizada no Centro de Convenções de Curitiba.

Fonte: AENotícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário