terça-feira, 13 de setembro de 2011

Encontro debateu a implementação da Rede Brasileira de Museus de História da Medicina

Presidente da FENAM, Cid Carvalhes, durante o Encontro
Foi realizado de 8 a 10 de setembro, em Goiânia, o II Encontro Nacional de Museus de História da Medicina. O evento, realizado pela Federação Nacional dos Médicos em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Goiás teve como objetivo aproximar os Museus de História da Medicina e impulsionar a implementação de uma Rede Brasileira de Museus de História da Medicina, bem como discutir técnicas referentes a museus.

“Espera-se que a universidade, como o berço da cultura, da ciência e da intelectualidade possa trazer para si o apoio necessário e devido para que os museus que se constituem pelo país afora possam se constituir em uma Rede, onde a reciprocidade de informações de memória e centro de pesquisa possam contribuir para os médicos e para a sociedade como um todo,” pontuou o presidente da FENAM, Cid Carvalhes.

Em sua abertura, o evento contou com a participação de profissionais e acadêmicos de medicina, bem como historiadores, museologistas e interessados por História da Medicina.

O diretor da faculdade, Vardeli Alves de Moraes, acredita na criação da Rede como um fortalecedor de uma disciplina que o mesmo acompanha há mais de vinte anos. “Acho que esta rede vai complementar consideravelmente o estudo da historia da medicina.”

O secretário de Comunicação da FENAM, Waldir Cardoso, foi escolhido para coordenar os trabalhos.

Comitê Gestor

Em outro momento do evento, um comitê gestor foi formado para discutir os principais objetivos e estratégias para a implementação da Rede. O secretário de Comunicação da FENAM, Waldir Cardoso, foi escolhido para coordenar os trabalhos.

“Tomamos a decisão de retomar a organização da rede e a FENAM foi consagrada como coordenadora, por todas as instituições presente. Tomamos algumas iniciativas como reorganizar o espaço virtual da rede

Organizado pela Federação Nacional dos Médicos em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás, a segunda edição do evento conseguiu que profissionais e gestores de museus compartilhassem suas experiências para a construção de um museu de história da medicina virtual, reunindo todos eles, em um único ambiente.

Para o vice-presidente da FENAM, Eduardo Santana, o II Encontro permitiu que ideias se tranformassem em realidade. “Eu vejo que o segundo encontro conseguiu fazer o up grade que a gente esperava que é transformar esse conjunto de idéias que foram traçadas nos ultimos anos em uma realidade, num compromisso coletivo onde todas as instituições aqui presentes assumiram a responsabilidade de construir essa rede, fazer com que essa rede comece a funcionar e seja um instrumento não só de discussões, mas de troca, de crescimento de todas as instituições e museus envolvidos.”





Na noite de quinta-feira (08/09), em Goiânia, o II Encontro Nacional de Museus de História da Medicina. O evento, realizado pela Federação Nacional dos Médicos em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de Goiás visa aproximar os Museus de História da Medicina e impulsionar a implementação de uma Rede Brasileira de Museus de História da Medicina, bem como discutir técnicas referentes a museus.

Fonte: Canal FenamTV 

Nenhum comentário:

Postar um comentário