terça-feira, 22 de novembro de 2011

Representante da FENAM questiona parecer favorável da CIRH para abertura de curso de medicina em SP

Representante da FENAM questiona parecer favorável da CIRH para abertura de curso de medicina em SP
Para o representante da FENAM a medida foi precipitada
O representante da FENAM na Comissão Intersetorial de Recursos Humanos do Ministério da Saúde (CIRH) e presidente do Sindicato dos Médicos do Maranhão, Adolfo Paraíso, questionou o parecer favorável para a abertura de curso de medicina em Votuporanga, interior de São Paulo. A decisão foi tomada durante a 114ª Reunião da CIRH, realizada nos dias 17 e 18 de novembro, em Brasília. 

Segundo o dirigente, a atitude foi precipitada, apesar de todos os requisitos da Resolução 350 , que estabelece os critérios técnicos educacionais e sanitários relativos à abertura e reconhecimento de novos cursos para a área da saúde, terem sido atendidos. 

"Questionei por três motivos: primeiro, por São Paulo ter uma grande concentração de médicos; segundo, porque próximo do local já existe uma faculdade de medicina e terceiro pelo fato da Resolução 350 estar limitada. É necessário mais informações para que se possa qualificar verdadeiramente uma instituição", ressaltou.

Agora, os documentos serão enviados ao Conselho Nacional de Saúde para serem apreciados.

Durante o encontro, também foi apresentada a proposta do governo de valorização do profissional da saúde na atenção básica, na qual o serviço civil médico será implantado. A justificativa é a de que o usuário do Sistema Único de Saúde precisa ter acesso ao SUS nas áreas de difícil fixação do médico. A medida consiste em prestar serviço por um ou dois anos, com direito à alimentação, moradia e transporte e um bônus de 10% nos programas de residência. 

A Comissão Intersetorial de Recursos Humanos (CIRH) tem como uma de suas atribuições avaliar e dar pareceres nos processos de abertura e renovação de cursos de saúde, entre eles os cursos de medicina. O próximo encontro da comissão está previsto para fevereiro ou março de 2012.
Foto: Divulgação/Internet
Fonte : FENAM/ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário