sábado, 28 de janeiro de 2012

Comissão Pró-SUS quer realizar fóruns regionais para melhoria do trabalho médico e assistência da população



Comissão Pró-SUS quer realizar fóruns regionais para melhoria do trabalho médico e assistência da população
O objetivo do primeiro encontro do ano foi avaliar o movimento e estabelecer novas estratégias para 2012 
Representantes das três entidades médicas (FENAM,CFM e AMB) que compõem a Comissão Nacional Pró-SUS se reuniram nesta sexta-feira (27), na sede do Conselho Federal de Medicina. O objetivo do primeiro encontro do ano foi avaliar o movimento e estabelecer novas estratégias para 2012. Uma das novas medidas destacadas foi a de realizar fóruns regionais na tentativa de conhecer e encaminhar a real necessidade de cada lugar. Para a comissão, esse passo é essencial para o começo de uma articulação eficiente.

"Pretendemos levar toda a comissão para o Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste para uma grande discussão com as autoridades locais, possibilitando melhores condições de trabalho médico e assistência da saúde, principalmente na atenção básica, urgência e emergência", explicou o secretário de Saúde Suplementar da FENAM, Márcio Costa Bichara.

Os fóruns devem acontecer no primeiro semestre e o ponto de partida poderá ser Rondônia, se todas as lideranças concordarem. A partir de um diagnóstico com representantes das entidades, haverá articulação política e administrativa no sentido de se encontrar soluções para a problemática local.

O ano de 2011 foi considerado vitorioso e a Pró-SUS continuará na busca de resultados mais satisfatórios para o trabalho médico e assistência da população. Para Márcio Costa Bichara, várias conquistas foram verificadas no ano passado, com a paralisação nacional do SUS e com as intervenções no Congresso, mas agora é necessário enfocar as prioridades que não obtiveram resultados satisfatórios.

"A Emenda 29 continua como bandeira, pois não foi aprovada contemplando o que queríamos, então estaremos juntos na iniciativa popular em busca de maiores recursos para a saúde. O plano de carreira nacional para o SUS e a questão da urgência e emergência, contemplando remuneração, carga horária, condições de trabalho e assistência da população continuaram sendo nossa lutaÂ", acentuou Bichara.

Confira íntegra do depoimento na Rádio FENAM 

Ainda na reunião, foi apresentada uma proposta de ação para a saúde pública, levada pelo representante da Associação Médica Brasileira (AMB), Modesto Jacobino. O plano propõe a realização de um Fórum de especialidades médicas para discussão de políticas de saúde pública.

Além de Márcio Bichara e Modesto Jacobino, também estiveram presentes na reunião Aloisio Tibiriçá, João Ladislau e Mauro Luiz de Britto Ribeiro.
Fonte : Fernanda Lisboa, com edição de Denise Teixeira/ Foto: Fernanda Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário