domingo, 17 de julho de 2011

Prefeitura de Campo Largo inaugura complexo de saúde mental

Na quarta-feira (13) os pacientes que utilizam os serviços de saúde mental de Campo Largo comemoraram uma grande conquista. Junto as suas famílias os usuários participaram da inauguração do Complexo de Saúde Mental do município. Localizada na Rua Joanin Stroparo, ao lado do NIS III e em frente a Escola Municipal 1º de Maio, a estrutura tem 566 m² e reúne o Caps II (Centro de Atenção Psicossocial), o Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial para pacientes com problemas com álcool e drogas) e o ambulatório psiquiátrico.
Segundo o médico psiquiatra, que é coordenador de saúde mental no município, Dr. Arieno C. Lorenzetti, até então eram realizadas 600 consultas por mês, agora serão em torno de 1,2 mil. “Com mais espaço e mais profissionais o número de atendimentos praticamente dobrou”, afirma. O número de médicos dedicados somente a esta especialidade aumentou de três para sete, assim a fila de espera esta diminuindo e a demanda suprida: “contamos com três secretárias somente para agendar as consultas”, comemora o coordenador.
Para Lorenzetti o município está muito avançado na especialidade, tanto na qualidade dos atendimentos quanto na estrutura física. “Com este espaço poderemos expandir o trabalho e oferecer cursos profissionalizantes, por exemplo, a equipe está muito motivada para desenvolver um ótimo trabalho”, ressalta. O paciente Marildo de Freitas, que faz seu tratamento no Caps desde 2002, deu seu depoimento na inauguração e sensibilizou os presentes com sua história de vida. “Quando comecei meu tratamento não existia um Caps em Campo Largo, tinha que ir até Curitiba”, relatou.
Para o Prefeito de Campo Largo Edson Basso o atendimento em qualquer unidade de saúde é essencial. “Se a pessoa precisa procurar um estabelecimento é porque precisa, porque não está bem, por isso é preciso acolher com amor e carinho”, disse. Basso também comentou que as ações nesta área são as mais gratificantes: “fico muito feliz quando conseguimos investir em saúde”, afirmou. O Secretário Municipal de Saúde, Carlos Andrade, ressaltou o reconhecimento dos usuários destas unidades de saúde. “Eles, mais do que ninguém, sabem da importância deste trabalho, que é feito de ser humano para ser humano”, declarou.
SOLENIDADE
A entrega oficial do complexo contou com a presença de autoridades, da equipe de saúde mental, dos pacientes e de suas famílias. O coral do Caps AD se apresentou em meio aos pronunciamentos, com músicas emocionantes e também uma composição própria. Durante o seu pronunciamento, o Secretário Municipal de Saúde aproveitou para anunciar a entrega de um veículo Combi para o transporte dos pacientes do complexo.
ECONOMIA
Os três diferentes atendimentos do complexo de saúde mental funcionavam em prédios locados pela prefeitura municipal, o que custava aos cofres públicos cerca de R$ 5 mil por mês. Agora, com a nova estrutura, o valor será revertido em investimentos na área de saúde mental.
CARTA
No dia seguinte à inauguração do complexo, o paciente Alderico Fávaro levou até o gabinete do prefeito Edson Basso, uma carta contando um pouco de sua história e agradecendo pelo atendimento que recebeu em todo o seu tratamento. Com o título “Hoje vejo luz” a carta inicia com o seguinte trecho: “Deus e minha incansável mãe me deram a vida, presente pelo qual inúmeras vezes coloquei em risco. Com 15 anos achei que dali para frente podia tomar conta dela sozinho, e poderia mesmo; pois eu estudava, trabalhava e sempre tinha saída para superar os obstáculos do dia a dia, até encontrar algo que me acompanharia por muito tempo.”


Fonte: Depcom/Campo Largo

Nenhum comentário:

Postar um comentário