sábado, 11 de junho de 2011

Profissionais de saúde precisam de melhor qualificação para atendimento de emergência, dizem debatedores


Especialistas na área de saúde elogiaram na quinta-feira (9), em audiência pública, a importância de iniciativas como a que criou o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas ressaltaram que os profissionais das unidades hospitalares precisam estar mais bem preparados para situações de emergência. O debate foi promovido pela Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde, que funciona na Comissão de Assuntos Sociais (CAS).
- Muitas vezes os pacientes morrem, ao chegarem em unidades hospitalares, porque falta gente qualificada para atendê-los - disse Renilson Rehem, representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Médico do Instituto do Coração (Incor), Sergio Timerman também apontou a necessidade de aperfeiçoar a formação dos profissionais de saúde. Quanto aos médicos em particular, ele disse que muitos dos recém-formados saem da faculdade com uma formação "insuficiente" no que se refere a atendimentos de urgência e emergência. Para sanar o problema, ele defendeu uma reforma curricular nos cursos.
Os participantes da audiência defenderam ainda a valorização dos profissionais que atuam na área de emergência. Ao concordar com essa opinião, o senador e ex-ministro da Saúde Humberto Costa (PT-PE), que preside a subcomissão, observou que "esses profissionais não possuem o reconhecimento que existe em outras áreas".
Sergio Timerman também apontou a resistência contra os protocolos, que seria "comuníssima". Como exemplo, ele citou o caso de um medicamento que foi recentemente proscrito devido aos riscos que oferece, mas que alguns médicos insistem em continuar utilizando.
- Não utilizar protocolos, que estabelecem padrões e resultam de estudos científicos, é uma má prática - reiterou.

Fonte: Agência Senado

Um comentário:

  1. A PUC-Campinas está com inscrições abertas até 26 de julho para os cursos de especialização Gestão em Enfermagem.
    Acesse ao site para mais informações:
    http://www.puc-campinas.edu.br/pos/lato/curso.aspx?id=36
    Se você está pensando em mudar de instituição de ensino, veja quais os procedimentos para se transferir para PUC-Campinas:
    http://www.puc-campinas.edu.br/servicos/transferencias.asp

    ResponderExcluir