terça-feira, 23 de agosto de 2011

Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde se reúne em Brasília


A 34° Reunião Ordinária da Câmara de Regulação do Trabalho em Saúde foi realizada nesta quinta-feira,18, no Ministério da Saúde. Diversos profissionais da área da saúde e do ensino estiveram presentes. Três temas foram destaque na pauta: PL 1505/2007, que dispõe sobre a regulamentação do exame pericial com base nas impressões genéticas do DNA, regulamentação da profissão de optometria e a criação da carreira de Técnico em Hemoterapia.

O secretário de Formação e Relações Sindicais da Federação Nacional dos Médicos (FENAM), José Erivalder Guimarães de Oliveira, comentou sobre as deliberações do encontro.
PL 1505/2007
“O Judiciário mandou este projeto para a Câmara porque querem que os exames de DNA sejam elaborados de maneira eficaz e com qualidade. Foi criado um grupo pra discutir e facilitar a construção do projeto. O grupo será constituído por biólogos, biomédicos, farmacêuticos e médicos”.
Optometria
“Os optometristas pediram novamente acesso a regulação do trabalho para apresentar a sua proposta de curso superior. A Câmara de Regulação manteve a resolução anterior. Optometrista tem que ser apenas um técnico”.
Hemoterapia
“Será criado um grupo pra fazer a discussão da necessidade da criação de uma nova carreira chamada Técnico de Hemoterapia. Outros profissionais já exercem esta atividade, como biólogos, biomédicos, farmacêuticos, entre outros. Espera se que nas próximas reuniões sejam apresentadas propostas sobre o assunto, pois existe uma demanda grande dos prefeitos, principalmente de regiões mais distantes como Norte e Nordeste, onde existe um número muito pequeno de biólogos, farmacêuticos e biomédicos”.

Fonte: Fenam

Nenhum comentário:

Postar um comentário