sexta-feira, 18 de março de 2011

FENAM e Simego apresentam pauta do movimento médico ao prefeito de Goiânia

O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, recebeu na quinta-feira, 17, em seu gabinete, os presidentes da FENAM, Cid Carvalhaes, e do Sindicato dos Médicos de Goiás, Leonardo Mariano Reis, além dos secretários Geral e de Comunicação da FENAM, Mario Antonio Ferrari e Waldir Cardoso, respectivamente. O encontro serviu para que a FENAM e o Simego levassem ao prefeito a pauta de reivindicações do movimento médico nacional, que inclui o financiamento da saúde, a criação da carreira de Estado para os profissionais de medicina, a contratação por concurso público e o fim das terceirizações nos serviços de saúde, entre outros.

Na avaliação do presidente da FENAM, Cid Carvalhaes, o resultado da audiência foi positivo. Segundo Cid Carvalhaes, o prefeito Paulo Garcia, que também é médico, mesmo com as limitações por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal, que impõe o controle dos gastos dos estados e municípios, condicionando-os à capacidade de arrecadação de tributos, demonstrou sensibilidade com as questões da saúde como a gestão de recursos humanos e trabalho médico. Ele aceitou a proposta da Federação para criar uma corrente política, com atuação no Congresso Nacional e Ministério da Saúde, no sentido de discutir o financiamento da saúde, a fim de que recursos maiores possam ser destinados ao setor.

O presidente do Sindicato dos Médicos de Goiás, Leonardo Mariano Reis, acha que o encontro de dirigentes da FENAM e do Simego com o prefeito Paulo Garcia demonstra o prestígio das entidades médicas sindicais de Goiás. Leonardo Reis também destacou a importância de Goiânia ter um prefeito que é médico e conhece as lutas do sindicalismo, já tendo atendido algumas reivindicações da categoria na capital.

Visitas

Este ano a FENAM deu início, no dia 28 de fevereiro, a uma série de visitas a lideranças políticas municipais, estaduais e federais, com o objetivo de levar a pauta de reivindicações do movimento médico brasileiro. O presidente da FENAM, Cid Carvalhaes, já foi recebido, entre outras autoridades, pelos secretários de Saúde de estados como Rondônia, Tocantins, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e São Paulo. No próximo dia 22, será a vez de Sergipe. Depois, 21/03, Rio Grande do Sul, e no dia 25, o Rio Grande do Norte.
Fonte : Denise Teixeira/FENAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário